quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A UFOPA/ ÓBIDOS, ONDE ESTÁ?

Óbidos situado ao lado esquerdo do rio Amazonas, é uma das cidades mais lembrada em época como: carnaval, festival do jaraqui, a festividade de Sant’Ana, seus igarapés e muitos outros pontos turísticos, todavia, é esquecida quando se fala em educação.

Os jovens que estão terminando o ensino médio que almejam por uma faculdade, infelizmente tem que morar em outras cidades, isso porque não temos uma universidade federal, que não seja paga. A vinda de um campi da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), para nossa cidade seria muito plausível.

Evitaria a evasão das pessoas, e traria dessa forma, mas estabilidade a população, quanto a sua renda, pois os pais para manterem seus filhos longes arcam com as despesas mensais, ou seja, dinheiro que era pra circular na cidade, vai ser consumido em outra.

A quem diga que já existe um campi da UFOPA, em Óbidos, no entanto, essa informação não é verídica, pois o existente é um acordo entre outras universidades e a UFOPA, para aqueles professores que já atuam na área de ensino que ainda não possuem um nível superior, que desejam ingressar em sua área.

Não é, pois, para os alunos, sendo que afirmado pelo nosso “magnífico” prefeito, que já seja existente na nossa cidade, é como fechar as portas da cidade para os próprios moradores.

Além do mas, que só aumenta ainda mais entre universidade e sociedade, temos sim universidade em Óbidos, mas precisamos arcar o pagamento que não é essa a concepção de universidade que queremos.

Então, é por esse e por outros motivos que nós alunos exigimos a vinda de um campi da UFOPA, para o pólo de Óbidos, não é pois orgulho, e sim uma maneira de se sentir mas humano, mais cidadãos.

Escola Estadual de Ensino Médio São José


Curso: Sociologia

Série: 2º ano

Turma: 207

Turno: manhã


ALUNOS:

Sélen Rayane V. Oliveira

Sabrina Seixas da Silva

Adson Ronei da Silva Moraes

Alan Seixas da Silva

Caio Siqueira Faria

Deliane Freitas Viana

Diego Rodrigues da Rocha

Luciane Tapajós Ferreira

Marcos Felipe Feitosa Cardoso

Marlisson Monteiro de Souza

Nydia Cristina da Silva Monte

Patrik Santos de Siqueira

Pedro Barbosa dos Santos

Raimunda Ribeiro Cerdeira

Regiane de Aquino Figueira

Regivaldo Soares de Jesus

Ronildo Silva de Sousa

Ronilson de Andrade Franco

Rosimara Barroso Cardoso

Ruslan Viana de Albuquerque

Tiago Siqueira Mouzinho

Vanuza Silva de Oliveira

Um comentário:

  1. Achei muito interessante... Isso mostra que a cidade de Óbidos está crescendo cada vez mais....

    bjosss...bjosss...bjosss...

    ResponderExcluir