terça-feira, 17 de novembro de 2009

CARTA ABERTA A SOCIEDADE OBIDENSE

A COMISSÃO PRÓ CONSTRUÇÃO DA UFOPA-ÓBIDOS, vem tornar público alguns esclarecimentos pertinentes e necessários a toda a população Obidense.
Somos uma comissão formada a partir de uma Assembléia Popular realizada no dia 13 de Outubro de 2009, nomeada sob o Decreto Municipal nº 709/2009.
Defendemos a mesma proposta: CONSTRUIR UM ESPAÇO PARA FUNCIONAR A UFOPA E NÃO PERMITIR O FECHAMENTO DE NENHUMA ESCOLA NO MUNICÍPIO.
Porque entendemos que uma Universidade, como o próprio nome sugere, é um Universo, entretanto, a sugestão do poder público seria no primeiro momento “Fechar ou Transformar” a Escola Municipal José Veríssimo “nesse Universo” – Na Universidade. Como pais de alunos, funcionários, e a própria comunidade desse educandário fomos contra esse fechamento. Daí é que se deu a discussão em uma Assembléia Popular no Salão Paroquial. Naquele momento após muita discussão o Prefeito Municipal acatou a proposta daquela comunidade, doou o terreno e se comprometeu juntamente com a população a fazer uma grande campanha de arrecadação de recursos financeiros e materiais para a construção do prédio para a Universidade, e daí então, um decreto municipal legitimou a criação da comissão que coordena os trabalhos de arrecadação e construção do referido prédio.
Porém, essa comissão, não representa apenas o Bairro Centro, não representa um Partido Político, não se formou somente por pais de alunos, funcionários ou professores da Escola José Veríssimo, não representa uma classe social (dos ricos e doutores como andam dizendo por aí), nem tampouco representa a oposição ao governo municipal e nem defendeu ou defende apenas o não fechamento da Escola José Veríssimo, nos propomos a defender qualquer escola que venha a ser cogitado o seu fechamento.
O que acontece hoje no município é que após diversas reuniões para acertos burocráticos para então ser lançada a campanha de arrecadação e por fim dar início as obras, surge uma nova comissão sem o respaldo da sociedade obidense propondo o fechamento de outro educandário desta vez a ESCOLA RAYMUNDO CHAVES.
Somos terminantemente contra qualquer possibilidade de fechamento de escolas, sejam elas no bairro centro, ou cidade nova, ou Terezinha, ou em qualquer outro bairro da cidade. O nosso objetivo é construir um prédio com 4 salas de aula, 1 Auditório para 150 pessoas e um Bloco Administrativo para o funcionamento da UFOPA, na área já definida pelo Prefeito Municipal, que fica no Bairro do Perpétuo Socorro entre a Serraria Auzier e a propriedade do Sr Edgar Leão e que mede 25 hectares.
Sempre quisemos a UFOPA em nosso município, somos pais, já tivemos que deixar um dia nossa família para cursar uma Universidade, hoje, temos a oportunidade de ficar perto de nossos filhos, pois eles terão a chance de cursar um nível superior aqui, perto de nós. Entretanto, não podemos permitir que não seja garantida aos nossos filhos uma educação básica de qualidade, por que do contrário estaremos abrindo as vagas da UFOPA- ÓBIDOS para filhos de outras terras. E também, não podemos permitir que uma conquista dessa tão importante para nós obidenses, chegue a nosso município com a mácula do fechamento de uma escola.
Vamos refletir! Não queiramos comparar nosso município a municípios vizinhos, a realidade deles é outra, eles podem ceder escolas por que eles têm escolas disponíveis, sem a quantidade de alunos necessária para funcionar e com todas as características que a Universidade exige.
Vejamos as nossas escolas, visite a escola do seu filho, veja com sensatez se nela cabe uma universidade, lembre-se que a mesma deve ser pensada como um universo de possibilidades veja também se na escola do seu filho cabem mais 10 ou 20 alunos por sala, além dos que já estão lá, observe a estrutura física da escola do seu filho, é o modelo de escola que você sonhou para ele? Convenhamos, se não está dentro dos padrões da escola pública que gostaríamos para nossos filhos, imaginem se está dentro do padrão de uma Universidade.
Você professor, que sempre defendeu uma escola pública de qualidade, com estrutura física adequada, salas arejadas, com recursos pedagógicos disponíveis, salários compatíveis com a função e turmas com um número adequado de alunos para que seja possível desenvolver o seu melhor trabalho, reflita e junte-se a nós na proposta de construção de uma Universidade com possibilidades de crescimento e diga não ao fechamento de escolas sucateadas e superlotadas.
Veja nessa proposta que nós apresentamos à alternativa mais acertada, mais coerente e mais humanamente correta, pois, demonstraria que aqui somos um povo unido em prol da educação e do desenvolvimento de Óbidos.
Abracemos essa causa, vamos nos mobilizar e mostrar que somos um povo forte e determinado naquilo que queremos para nós e para as futuras gerações.
Não deixemos que pessoas sem o menor compromisso com a educação arranquem a escola de nossos filhos.
VAMOS NOS UNIR E CONSTRUIR UMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, MAS SEM FECHAR NENHUMA ESCOLA. JUNTE-SE A NÓS, VAMOS DEFENDER O NÃO FECHAMENTO DA ESCOLA RAIMUNDO CHAVES.


Comissão Pró-Construção da UFOPA/ÓBIDOS, Decreto Municipal nº 709/2009.

4 comentários:

  1. Nós somos o poder maior, então vamos mostrar para esse Prefeito incompetente que ele está no lugar errado e depois da construção da UFOPA aproveitar está comissão para cobrar a prestação de conta dos 5anos que ele está e ficará não sei até quando no poder. Se não tem competência para administrar, pede pra cagar e lava!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem espero que esta comissão não se venda chega de corrupção povo vamos trabalhar honestamente comecem a plantar coisas boas deixem de lavar roupa suja e comecem a trabalhar que eu estou depositando confiança em voces! P> A. C. Manaus AM

    ResponderExcluir
  3. Nós precisamos de pessoas competentes e interessadas em construir uma Óbidos mais pulsante, que a desenvolva, que dê esperança a essa população tão sofrida, que há muito encontra-se abandonado pelo poder público. Por isso senhores da Comissão do caso Ufopa em Óbidos vocês têm em mãos uma ótima oportunidade para dar a partida inicial nessa mudança, que se chama educação.

    Parabens e coragem.

    ResponderExcluir